This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

     
252 910 100

    Psicologia e Orientação

    A escola, assume-se cada vez mais como um espaço de aprendizagem, mas também como um espaço de promoção do desenvolvimento integrado e harmonioso de crianças e jovens, sendo assim um contexto privilegiado de intervenção psicológica, na medida em que neste espaço confluem uma diversidade de problemáticas e de necessidades.

    Neste sentido a existência de um departamento de psicologia na nossa escola, traduz a valorização que a Didáxis dá à criação de uma perspetiva multidisciplinar e desenvolvimental da aprendizagem, bem como à disponibilização de serviços que possam contribuir para a criação de climas psicológicos positivos e para a prevenção e promoção da saúde mental na escola.

    Existindo uma grande diversidade de tarefas e áreas de trabalho, que são da responsabilidade das técnicas deste departamento, por exemplo: apoio psicopedagógico a alunos, avaliação psicológicas, consultadoria a professores, formação; e orientação escolar e profissional e uma abrangência de públicos‐alvo: alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação, pelo que só através de um trabalho inter e multidisciplinar, feito em articulação e cooperação com os elementos de toda a comunidade educativa se poderão atingir os objetivos a que nos propomos, nomeadamente: contribuir para a prevenção do abandono escolar precoce, para a promoção do sucesso educativo e de qualificação de jovens e adultos e contribuir para a promoção de um desenvolvimento integrado e saudável das crianças e jovens que nos são confiados diariamente.

    A intervenção psicológica incide cada vez mais numa lógica preventiva, sistémica, promotora do bem-estar dos indivíduos. A opção por uma intervenção mais preventiva e abrangente não exclui, no entanto, o atendimento doseado de casos individuais, devidamente sinalizados pelos professores/pais ou solicitados pelos próprios alunos. O atendimento de casos individuais passa grandemente pela criação de respostas que, não se traduzam necessariamente na ação direta sobre o aluno, mas que visem, acima de tudo, introduzir mudanças nos seus contextos de vida, suscetíveis de prevenir futuras situações e/ou beneficiar o desenvolvimento global do aluno. Subjacente a todas as intervenções existe uma cultura de observação atenta, de disponibilidade, de flexibilidade e de respeito pela salvaguarda dos melhores interesses dos envolvidos. Em todas as suas intervenções as técnicas deste departamento regem-se pelo Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    O departamento assegura também funções de formação de novos psicólogos: nomeadamente através da orientação de estágios profissionais promovidos pelo IEFP, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e estágios curriculares dos finalistas de Mestrado em Psicologia.

    Horário de Funcionamento

    •    2ª a 6ª feira –

    Coordenação do Departamento de Psicologia

    •   Dra. Maria José Leal   

    Equipa Técnica

    •   Dra. Maria José Leal   
        This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.;

        Dra. Patrícia Oliveira   
        This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.;