Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/didaxish/public_html/sc/media/widgetkit/widgets/lightbox/lightbox.php on line 49
Os media e os jovens

      

     
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

     
252 910 100

    Os media e os jovens

    Entre os dias 19 e 23 de Janeiro, teve lugar o fórum “Os media e os jovens”, promovido pela Editave (Rádio Digital, Fama TV e Jornal Opinião Pública) e pela Casa da Juventude, local que acolheu o evento.

    O fórum teve como objectivo proporcionar aos jovens um contacto direto com a realidade dos meios de comunicação social, promovendo a interação entre profissionais e estudantes. O grupo Editave dispõe de três órgãos de comunicação, designadamente, rádio, televisão e jornal, e todos os participantes tiveram oportunidade de vestir a pele de um jornalista/locutor e apresentar a sua escola.

    A Didáxis de Vale São Cosme esteve representada por três alunos que, além de responder a questões colocadas por um jornalista, deram a conhecer a sua escola e alguns dos seus principais projectos, através de entrevistas realizadas aos principais intervenientes.

    Quanto aos projetos apresentados, a Academia Didáxis tem como objetivo a excelência, que assenta na inovação e no desenvolvimento. É nesta que estão organizadas as diferentes valências escolares, como o Cambridge, o clube de xadrez, de teatro, a Escola de Música, o desporto, entre outros. Os jovens jornalistas estiveram à conversa com a professora Emília Cardoso, responsável pela academia, que revelou alguns dos próximos projectos escolares, entre eles a Academia Sénior, dirigida para a comunidade mais velha.

    Também a professora Marlene Cunha foi uma das convidadas e apresentou o projecto Cambridge, que tem como finalidade a certificação dos alunos na língua inglesa. Neste projecto estão envolvidos alunos de diferentes graus de ensino e também pessoas externas à escola, sendo já um sucesso aclamado por toda a comunidade escolar.

    O desporto rei também mereceu as atenções no programa de rádio, através de uma entrevista ao Eng. Francisco Assis, vice-presidente da Direção Pedagógica da Didáxis, e um dos responsáveis pela parceria da escola com o F.C.Famalicão. Esta parceria tem como objectivo aliar o desporto aos estudos, possibilitando aos jogadores mais novos do clube um acesso às instalações da escola e um apoio especializado nos estudos.

    No que concerne ao desporto, foi também entrevistado o professor Marco Brandão, responsável pelo Ténis de Mesa na Didaxis e o falou-se do Xadrez da Didaxis que já nos habituou desde cedo a grandes resultados, por isso não poderia deixar de ter destaque no programa. O professor Mário Oliveira falou sobre a criação do clube e a importância do jogo das 64 casas, em contexto escolar.

    A música, sendo parte importante na formação de um individuo, tomou também um lugar no programa, sendo dada a conhecer, pela professora Carla Neves, a Escola de Música. Este é um dos projectos mais recentes da Didáxis e começou com grande adesão dos alunos.

    O Eng. Paulo Machado também deu o seu contributo, explicando em que consiste o Campus Digital. A Didáxis Online permite a partilha de informação entre a comunidade escolar, facilitando assim a comunicação e promovendo uma maior proximidade entre os professores e os Encarregados de Educação, que agora passam a conseguir justificar faltas, aceder ao historial do aluno, e muito mais, à distância de um clique.

    Para finalizar o programa, a professora Isabel Matos, presidente da Direção Pedagógica respondeu a uma pequena pergunta, mas por si só, difícil de responder – “Porque somos diferentes e especiais?”. A professora afirmou que a chave para o sucesso e aquilo que faz da Didaxis uma escola especial, é a proximidade entre alunos, professores e toda a comunidade escolar.

    Concluído o programa de rádio, iniciaram-se as gravações na Fama TV, com uma entrevista ao Dr. Luís Ângelo Oliveira, advogado e ex-aluno da Didáxis. No seu testemunho o magistrado recordou a escola noutros tempos e deu a conhecer o seu projecto “Uma escola às direitas”, a ser desenvolvido, futuramente, na Didáxis, com o objectivo de aproximar os jovens à política.

    No final do fórum, os organizadores mostraram-se muito satisfeitos com a participação ativa de todas as escolas e dos alunos, sendo o balanço positivo e tendo sido superadas todas as expetativas.

    Alexandra Guimarães – 10.1

     

    Posted in Notícias