Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/didaxish/public_html/sc/media/widgetkit/widgets/lightbox/lightbox.php on line 49
Semana da Liberdade de Escolha de Escola

      

     
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

     
252 910 100

    Semana da Liberdade de Escolha de Escola

    Didáxis associou-se a esta efeméride.

    As duas escolas da Didáxis comemoraram, de 26 a 29 de Janeiro, a semana da Liberdade de Escolha de Escola.

    Esta iniciativa comtemplou em Riba de Ave diversos projetos e oficinas apresentados a toda a comunidade escolar. O dia 29 de Janeiro, dia das comemorações desta semana “especial” iniciou-se com a atuação do grupo da Didáxis “Tocas tu e toco eu”, seguido de um debate sobre a Liberdade de Escolha de Escola realizado pelos alunos participantes no Parlamento dos jovens do ensino secundário e por diversos convidados, entre eles a deputada municipal Cândida Veloso e a presidente da junta de Riba de Ave, Susana Pereira.

    Esta escola inclusiva demonstrou os seus projetos, nomeadamente o projeto Cambridge, Fénix, Português + e Matemática +, Xadrez e o projeto inovador em parceria com a CESPU que visa os alunos do 12º ano de escolaridade. Também as oficinas estiveram em atividade com diversas temáticas como: União Europeia: presente e futuro, Criatividade e inovação, English Alive, Educação literária, Ciência ao vivo, Todos contam (projeto de economia), oficina de multimédia e Didáxis em jogo.

    Com a participação de toda a comunidade escolar (pais, encarregados de educação, alunos e docentes), foi também dinamizado um flash move em Dezembro envolvendo alunos de diversos anos letivos tendo sido elaborado um vídeo direcionado para a dança e a liberdade.

    Também a escola de S. Cosme realizou uma palestra sobre a Liberdade de Escolha de Escola. Com a presença de Nuno Melo, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-sá, escritor famalicense e Luís Ângelo Oliveira, vice presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, para além de diversos alunos, pais e encarregados de educação que debateram esta temática. Os três convidados possuem um denominador comum sendo ex alunos da Didáxis e isso foi ressalvado na intervenção do presidente da Direção Administrativa, José Fernandes.

    No caminho até ao espaço onde decorreu este debate foram demonstrado diversos projetos existentes na Didáxis, desde do desporto com Ténis de Mesa e Xadrez, passando pela música com a apresentação da Escola de Música, a Didáxis solidária, Filosofia para crianças, Cambridge, projetos estes e outros que podem ser encontrados na Loja da Academia na escola ou em www.didaxis.pt.

    A semana da liberdade de escolha da escola terminou, na 6ª feira, com um evento de encerramento em Lisboa: 2ª Conferência da Liberdade de Escolha da Escola – Os instrumentos da liberdade. Esta conferência, uma parceira entre o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF), teve como objetivo contribuir para a reflexão em torno deste tema e teve a presença de Nuno Crato, Ministro da Educação.

     

    Posted in Notícias