This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

     
252 910 100

    La Chandeleur - Les crêpes

    La Chandeleur-Les crêpes No passado dia dois, sexta-feira, o Departamento de Letras da Escola Didáxis-Vale S.Cosme, nomeadamente o grupo disciplinar de Francês, comemorou, mais uma vez, “La Chandeleur”. Com o principal objetivo de dar a conhecer algumas das tradições francesas, o dia foi assinalado com a participação de alunos do sexto, sétimo e oitavo anos que, acompanhados por um professor, se deslocaram ao Restaurante Pedagógico da Escola, para degustarem os tradicionais crepes, confecionados e servidos pelos alunos da turma 2ºTR, do Curso Profissional de Restauração-Cozinha-Pastelaria, a funcionar na nossa Escola. Para além das turmas selecionadas, toda a Comunidade Educativa foi convidada a saborear o delicioso crepe recheado de chocolate ou de doce de morango. Para o sucesso desta atividade, muito contribuíram os formadores Filipe Martins, Carla Diana Ferreira e António Igreja, bem como os nossos formandos, que desempenharam muito bem o seu papel. Muito obrigada a todos! A responsável pela atividade, Odília Silva

    Posted in Notícias

    Inovação Digital

    Inovação Digital, Didáxis – Cooperativa de Ensino, CRL A Didáxis criou a disciplina de Inovação Digital, integrada no seu Projeto Educativo, tendo efetuado reuniões setoriais, onde auscultou os pais/encarregados de educação. Como fator de motivação para a disciplina de Inovação Digital foram trabalhadas com os alunos e Enc. de Educação ferramentas de produtividade que seriam cruciais para a aprendizagem e compreensão mútuas. No caso particular dos alunos realizaram-se sessões de formação/informação, nas quais estes trabalharam para além das tradicionais ferramentas de produtividade tais como: o Word, o Power Point, construíram uma aprendizagem sustentada e realizaram trabalhos e apresentações utilizando o SWAY. Outras ferramentas com grande impacto foram o ONENOTE que é hoje a base dos cadernos digitais dos alunos; o Exchange que permite uma comunicação eficiente entre a comunidade escolar; o OneDrive, explorando o conceito e as potencialidades da CLOUD. Esta nova disciplina de Inovação Digital incorpora conceitos de Programação, Robótica, Eletrónica e Sistemas Digitais. Saiba mais sobre este projeto em: http://www.ra.didaxis.pt/noticias/disciplina-curricular-de-inovao-digital/134

    Posted in Notícias

    Visita de estudo à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso.

    Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, foram, no dia 20 de dezembro, em visita de estudo à Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, no âmbito das disciplinas de Eletricidade Eletrónica e Automação e Computadores. Na central de Aproveitamento Hidroelétrico do Alto Lindoso, Ponte da Barca, os alunos visitaram o interior da barragem e das instalações utilizadas para a produção de energia elétrica. A visita guiada, por dois técnico da EDP, deu a conhecer todo o processo de produção e condução de eletricidade, bem como a história da construção da barragem. Durante o dia houve ainda lugar à visita da zona termal de Os Baños em Espanha, onde decorreu o almoço. Foi um dia completo de atividades e de aprendizagem sobre o aproveitamento Hidroelétrico.

    Posted in Notícias

    A tia que vive na selva"

    Isabel Fernandes apresentou o seu livro “A-tia-que-vive na selva” No âmbito das atividades da Feira do Livro, a doutora Isabel Fernandes esteve na nossa escola, na sala de eventos, a apresentar o seu trabalho “A-tia-que-vive na selva”. Trata-se de uma série de contos escritos por Isabel Fernandes que relatam as suas experiências de voluntariado em África, mais exatamente em Moçambique e na Guiné Bissau, onde se encontra neste momento, integrada num projeto ligado aos cuidados de saúde, na sua qualidade de psicóloga. A doutora Isabel é coordenadora dos projetos de saúde da AMI em Quinara, Guiné-Bissau. A escritora transmitiu aos alunos das turmas 6.1, 9.3, 9.7 a imagem da vida das crianças da Guiné-Bissau, cujas carências são imensas, sobretudo ao nível dos cuidados de saúde e de educação, que surpreenderam os alunos presentes e apelou para a solidariedade em relação não apenas às crianças africanas, mas também a todas as que no nosso país passam por dificuldades de todo o género. É de realçar que Isabel Fernandes foi aluna da nossa escola e afirmou ter gratas recordações da sua passagem por cá. A organização desta atividade contou com a colaboração do primeiro ano do Curso Profissional Técnico Comercial do Departamento de Letras e da Direção Pedagógica.

    Posted in Notícias

    Feira do Livro 2017/2018

    Feira do Livro 2017-2018 “Ler! Em qualquer hora, em qualquer lugar!” Ao longo dos dias 4, 5 e 6 de dezembro deste ano letivo, decorreu na Papelaria da escola, a habitual Feira do Livro, cujo lema “Ler! Em qualquer hora, em qualquer lugar!” foi o mote para incentivar à leitura e desenvolver aptidões culturais, bem como motivar os jovens para os livros, numa sociedade cada vez mais fechada nas novas tecnologias. A iniciativa esteve a cargo do Departamento de Letras, disciplina de Português, tendo como organizadoras as professoras Joana Araújo, Maria da Graça Félix, Fátima Passos e Ana Maria Costa, tendo como objetivos elevar os níveis de literacia; incrementar a partilha de opiniões e vivências e, essencialmente, incrementar hábitos de leitura. Foram várias as atividades levadas a cabo para animar a Feira. Na segunda feira, dia quatro, pelas 10.15h, foi a abertura oficial, que contou com a presença da presidente da Direção Pedagógica, Doutora Isabel Matos, e à qual assistiram algumas turmas do nono ano. Durante a manhã do mesmo dia, a animadora cultural Vitória Triães, contou histórias e proporcionou a escrita de algumas outras aos alunos do quinto e sextos anos. No dia seguinte, durante a manhã, alguns alunos do Ensino Secundário apresentaram algumas leituras críticas de livros que leram aos alunos do nono ano. O último dia esteve muito animado com os “Livros à solta”, postos nos sítios mais inusitados da escola para serem lidos pelos alunos da turma 7.1, dando, desta forma, destaque ao tema da Feira “Ler! Em qualquer hora, em qualquer lugar!”. Todos os dias, as várias turmas realizaram a visita à feira acompanhados pelos seus professores de português. O Departamento de Letras.

    Posted in Notícias

    CAMPEONATO DE NATAÇÃO ADAPTADO

    CAMPEONATO DE NATAÇÃO ADAPTADO

    O dia 24 de novembro ficou marcado para sempre na memória dos alunos com Necessidades Educativas Especiais da Didáxis de Vale S. Cosme e da Didáxis de Riba de Ave.

    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Projeto "Mais e Melhores Anos" - vertente Desporto Adaptado, organizou o " Campeonato de Inverno de Natação Adaptada 2017" no dia 24 de novembro, nas Piscinas Municipais de Ribeirão.

    Esta atividade teve como principais objetivos a promoção da prática desportiva, a demonstração das competências alcançadas pelos alunos, bem como o convívio e a competição saudável.

    Os nossos alunos estão de parabéns pela magnífica participação nesta atividade, onde podemos destacar a vitória na prova dos 25m Crawl do aluno Leandro Sousa Silva da Didáxis de Riba de Ave e igualmente, o maravilhoso segundo lugar alcançado pelo aluno Pedro Miguel da Costa Ribeiro da Didáxis de Riba de Ave.

    Para além de vencer a prova dos 25 metros Crawl o Leandro Sousa Silva também venceu a prova dos 50 metros Crawl com um magnífico tempo, jamais registado nestas provas do nosso Concelho.

    Assim, é com grande orgulho que a Didáxis vem congratular estes e todos os alunos que participaram neste campeonato e na expectativa de prosseguirmos na conquista de excelentes resultados que nos enchem de alegria e motivação para continuarmos.

    Posted in Notícias