This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

     
252 910 100

    Xadrez

    O Xadrez é um jogo de raciocínio lógico e que requer concentração. Desta forma, é reconhecido que as crianças que praticam o xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, o que se reflete num melhor rendimento escolar. O xadrez contribui para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para atingir objetivos culturais e ampliar conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

    Durante uma partida de xadrez a cada jogada está associado um ato de reflexão, que precede a eleição de um movimento. Este processo de reflexão requer atenção (aplicação voluntária do pensamento à atividade que se realiza) e concentração (capacidade de isolar-se voluntariamente do mundo exterior e centrar-se exclusivamente na Acão que se realiza). A prática do xadrez potencia estas capacidades que favorecem assim um melhor rendimento escolar.

    Assim, o xadrez é um estímulo poderoso da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício. A lógica que rege a sequência de jogadas de uma abertura ou de uma combinação ou a precisão de alguns finais de partida tem muita relação com os processos de raciocínio utilizados nas matemáticas.

    O xadrez é claramente uma ferramenta educativa e qualquer projeto, programa ou plano de ensino-aprendizagem do xadrez deve ser encarado como um Projeto Educativo. A comprovar está a Declaração Escrita, aprovada no Parlamento Europeu, em 2012, que apela para a introdução do xadrez nas escolas da União Europeia, por se considerar que o xadrez estimula a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes.

    Assim, considerando não só as competências atrás referidas, mas também a importância do convívio entre os xadrezistas, a Cooperativa de Ensino Didáxis criou nas duas Escolas, Riba de Ave e Vale S. Cosme, o Clube de Xadrez A2D.

    Cartaz de Divulgação

    Cartaz de Divulgação

    Os resultados obtidos em termos individuais e coletivos têm por base um forte investimento no Xadrez Escolar e Federado com resultados de destaque tanto a nível nacional como internacional. Toda a informação, que descreve o trajeto vitorioso do jovem clube famalicense, pode ser consultada no sítio oficial www.xadrezdidaxis.blogspot.com

    Equipa

    •   Coordenador: Mário Oliveira
    •   Professora: Mariana Faria
    •   Professora: Andreia Oliveira

    Posted in Desporto