252 900 452

    História

    I Década 1975-1985

    A Cooperativa Didáxis nasceu em 1975 com o objectivo de ultrapassar a crise por que passava o Ensino Particular mercê dos acontecimentos que se seguiram à Revolução de Abril e para defesa legítima da liberdade de Ensino e do Património Cultural.

    A qualidade dos seus serviços, o seu modelo de actuação no processo educativo, a devoção dos seus membros e trabalhadores à causa do Cooperativismo e da Educação, foram e são o garante do enorme crescimento da Didáxis.

    Em 1976, realizou a primeira parcela do seu património tendo em 1977 concretizado a compra do terreno para a edificação da sua sede social e de estabelecimento de Ensino próprio, em Riba de Ave, freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão. Neste mesmo ano, o Senhor Ministro da Educação Mário Sottomayor Cardia visitou a Didáxis ficando a conhecer “in loco” a nossa Cooperativa de Ensino.

    Em 1979, iniciou-se a primeira fase do complexo Escolar.

    Em 1982 e em 1984, a Didáxis recebeu a visita do Diretor Geral do Ensino Particular e Cooperativo que se inteirou das mudanças operadas na Didáxis concretizadas pela presença do Ministro da Educação, José Augusto Seabra, que inaugurou a segunda fase do complexo escolar constituída por uma cantina, com capacidade para confeccionar 750 refeições por dia e de um pavilhão gimnodesportivo, dotado de características olímpicas com capacidade para 3 mil pessoas. Ainda neste ano de 1984, a Didáxis edificou um pavilhão devidamente apetrechado e direccionado para os Cursos Profissionais e Técnico - Profissionais.

    II Década 1985-1995

    Sempre na vanguarda da Educação e num processo desencadeado pela Didáxis, constituiu-se, em 1985, a União de Cooperativas de Ensino da Região Norte, denominada "UNIENSINORTE”. Fizeram parte da escritura para além da Didáxis, as Cooperativas Alfacoop de Ruílhe - Braga e Didálvi, de Alvito S. Pedro-Barcelos.

    No ano seguinte, deliberou a implantação em S. Cosme do Vale de instalações escolares capazes de suprimir as carências existentes naquela zona do concelho ao nível dos Ensinos Preparatório Direto e Secundário. Também neste ano, a Didáxis construiu instalações escolares para o 1º Ciclo, integradas no seu complexo de Riba de Ave.

    Em 1987, iniciou-se em S. Cosme do Vale as obras de construção das instalações escolares (1ª fase) sendo que, no início do ano lectivo de 1987/88, já a escola leccionava em pleno. No ano letivo seguinte, a capacidade da escola de Vale S. Cosme, foi ampliada e equipada de infra-estruturas necessárias ao seu bom funcionamento e às necessidades escolares dos alunos residentes na sua área de influência pedagógica.

    Sempre com o intuito de dotar a comunidade escolar de melhores condições, no ano lectivo de 1989/90, construíram-se, na escola de Vale S. Cosme, uma cantina, um bar e uma sala do aluno.

    Em 1993, a Directora Geral dos Ensinos Básico e Secundário, Drª. Maria de Lurdes Ludovice Paixão esteve na Didáxis para visitar a Cooperativa de Ensino.

    Em 1994, o Vice-governador Civil de Braga presidiu à inauguração de um bloco constituído por: uma biblioteca, sala de professores, gabinetes de trabalho e um salão polivalente com bar e palco. 

    Em 1995 decorreram as comemorações dos 20 anos da Didáxis com diversas actividades formativas, culturais e recreativas. 

    III - Década 1995-2005

    Com o lema construir, inovar e dotar, a Didáxis continuou a crescer. As suas infra-estruturas são a prova disso com a construção, em 1996, de novas instalações destinadas ao Ensino Secundário, nas suas escolas de Riba de Ave e Vale S. Cosme e no ano seguinte, em Riba de Ave instalou-se o centro de recursos.

    Dois anos volvidos, a escola de Vale de S. Cosme construiu um pavilhão Gimnodesportivo com capacidade para 2 mil pessoas e em 1999, em Riba de Ave, foi construído um bloco constituído por salas de aulas e um laboratório de línguas. 

    No ano 2000, iniciaram-se as comemorações dos 25 anos da Cooperativa tendo a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deliberado, por unanimidade, sob proposta do seu presidente de então, Dr. Agostinho Fernandes, um voto de congratulação pelos seus 25 anos e a atribuição à mesma da Medalha de Mérito Cultural Municipal. Também neste ano foram renovadas e ampliadas as instalações da cantina de Riba de Ave.

    No decurso do ano lectivo de 2001/02 prosseguiram obras de ampliação e valorização das Escolas, sendo de realçar a construção, na Escola de Vale de S. Cosme, de um bloco de salas de aula para as disciplinas de Educação Visual e Tecnológica, e na Escola de Riba de Ave, de bloco com 23 salas de aula, instalações sanitárias, gabinetes de trabalho e de atendimento, papelaria e sala para trabalhadores não docentes. 

    Em 2001, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, associou-se às comemorações do 25º aniversário da Didáxis procedendo à inauguração das instalações Escolares mais recentes e tendo sido acompanhado visitando a escola de Riba de Ave.

    Em 2002, teve lugar na Didáxis uma sessão solene, integrada na semana cultural, durante a qual o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arq. Armindo Costa, procedeu à entrega da Medalha de Mérito Cultural Municipal.

    Também em 2002, a Didáxis contou com a presença nas suas instalações do Ministro da Educação, Dr. David Justino que procedeu à inauguração do novo bloco escolar composto por salas de aula e várias estruturas de apoio. 

    IV - Década 2005-2015

    Comprometida com o sucesso e na vanguarda do amanhã, a Didáxis continua o seu caminho estando à 40 anos ao serviço da Educação.

    Na década que evidenciamos a Cooperativa manteve o seu rumo à excelência e com 40 anos concretiza o seu futuro hoje, nunca esquecendo o seu passado.

    Em 2007, o Ministro de Trabalho e da Solidariedade, Dr. Vieira da Silva, deslocou-se às instalações da Didáxis tendo inaugurado a Sede Social da Cooperativa e presidido à sessão solene em que se integrou a outorga da Escritura Pública de constituição da FECOOPENSI- Federação de Cooperativas de Ensino e Formação, FCRL, e à primeira Assembleia Geral que se seguiu e tomada de posse dos corpos gerentes eleitos. Também o Secretário de Estado da Educação, Dr. Valter Lemos, acompanhado pela Senhora Directora Regional de Educação do Norte, efectuou uma visita às instalações Escolares de Riba de Ave, a fim de se inteirar da realidade da Didáxis.

    Em 2008, o Dr. Valter Lemos visitou e inaugurou as instalações do CNO-Didáxis, com sede na escola Cooperativa de Vale S. Cosme.

    Em 2009, o Senhor Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, visita a Didáxis de Riba de Ave, presidindo à sessão de abertura da Semana Intercultural 2009 e da 3.ª Mostra do Ensino Profissionalizante e apadrinhou o acto de assinatura do acordo de cooperação entre o Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão e a Didáxis.

    Em 2010, a Didáxis foi distinguida com o prémio Escola no Desporto Escolar, vertente que as duas escolas sempre fomentaram e continuam a dar muita atenção, com diversas modalidades campeãs, como o Xadrez e o Andebol, modalidades ex-libris da Cooperativa.

    Nesta década foram diversos os projetos dinamizados e operacionalizados nas duas escolas, como o F1 in Schools, que valeu a participação na Final Mundial, em Abu Dhabi tendo os alunos sido alvo de uma homenagem pela Capital Europeia da Juventude, Braga 2012.     

    Em 2013, a Didáxis viu nascer uma empresa associada com o nome Didáxis II, formação e serviços e a Associação Académica Didáxis (A2D), Associação que alberga a parte cultural e desportiva da Cooperativa.

    Ao longo de todo este tempo, a Didáxis não tem vivido no anonimato. 40 anos de existência, têm merecido frequentemente as atenções da comunicação social, mantendo permanentemente articulação e contacto com as autarquias locais particularmente com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e as suas freguesias envolventes, cujos presidentes, têm acompanhado e partilhado todos os momentos significativos das nossas Escolas desde a sua constituição.